Sou Assim

Sou Assim
Geralmente, sou assim. Delicada e cuidadosa. Olho onde piso, morro de medo de magoar alguém...

De repente,

De repente,
fico assim. Tanta sutileza me comove.

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

VIAGEM BELA E INESPERADA


Nunca imaginei que, um dia, conheceria a Croácia. Mas é onde estou agora, dia 1 de janeiro de 2010.
Com minha filha, meu genro e um de meus netos vim passar o reveillon na cidade de Savudrija, província de Istria, praticamente na fronteira com a Itália.
A foto mostra o lugar exato onde estou. Aqui, o Mar Adriático se estreita. A cidade italiana de Trieste fica a apenas 25 km de meu quarto, do outro lado do mar. Da janela, vejo as suas luzes. Um pouco mais para o sul, o clarão da cidade de Veneza emociona o céu. Do quarto da minha filha, no outro lado do corredor, os nevados alpes austríacos no horizonte se encarregam de despertar o meu espanto. Que lugar extraordinário...
É lindíssima a região. Cidades medievais pontuam o caminho. Porec, 25 min de Savudrija por uma boa estrada, é simultâneamente uma vila pesqueira e uma construção romana anterior à época cristã. Simples, bem cuidada e bela, Porec esbanja charme nas águas verdes do Adriático, nas vielas estreitas e nos mosaicos bizantinos da catedral do século VI D. C. Aliás, Porec é considerada Patrimônio Cultural Mundial, pela Unesco. E eu, que tanto gosto de viajar e tanto viajo, nunca tinha ouvido falar desta extraordinária cidadezinha, nem da maravilhosa região de Istria.
Como se tanta beleza não fosse suficiente, a região é a maior produtora de trufas e sua culinária é construída em cima desta insuperável iguaria. Ok, ok, quando voltar, recomeçarei o regime...
Não entendo o motivo de as agências de viagem ainda não terem descoberto este novo e surpreendente itinerário. De Veneza a Savudrija são, apenas 2h30 de barco. Savudrija fica a cinco horas de carro - estrada excelente, made by União Européia - de Budapeste e Viena. No meio do caminho, as indescritíveis cidades da antiga Iugoslávia - só para começar, Zagreb e Sarajevo.
Roma, Veneza, Milão, as grandes cidades da Europa Central, as riquezas ainda desconhecidas da Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro. Enfim, as regiões que, um dia, formaram a Iugoslávia.
Para mim, este passeio está sendo um fantástico presente de Natal. A todos que gostam de viajar, é o meu palpite para o ano que começa. A rede hoteleira é de altíssima qualidade e os restaurantes, perfeitos. Os preços não chegam a assustar.
Aos amigos que visitam o meu Blog, meu carinho e os votos de feliz 2 010.

2 comentários:

Anônimo disse...

Angela querida! Demais essa viagem!!! Fiquei com água na boca imaginando as cidades medievais do caminho. Meu fraco (ou forte) é cidade murada, na Itália fiquei deslumbrada com as da Toscana, na França também... seu roteiro entrou na minha lista de desejos.
Obrigada por compartilhar conosco.
Beijos!
Sabine
Adorei ver as fotos da sua família, são lindos!

Marilia disse...

Meu deus que coincidência! Meu pai me mandou hoje este texto do teu blog sobre Croácia, pois moro aqui. Anteontem terminei de ler teu livro O Português que nos pariu! Adorei!
Sou professora de história e dou aulas na Universidade de Zagreb sobre História do Brasil!
Tuas belas palavras fazem jus à este lindo pais! Ja vieste à Zagreb? Acabei de fazer uma viagem pelos Balcãs e descobri mais incríveis lugares além dos já conhecidos!
Muito prazer,
Marília Peixoto

O incrível geneticista chinês (Editora Record)

Um cientista chinês, o biólogo Yuan Wang, descobre que, manipulando cromossomos, pode modificar os genes responsáveis pela obesidade e pela chatice humana.

Estará o mundo preparado para tão grande transformação?

Só dr. Wang pode responder.

LEIA "O incrível geneticista chinês".

Quem quiser saber detalhes, consulte o site:

http/:sobrecapaliteral.com.br/lancamentos

































































































































A Tecelã de sonhos

A Tecelã de sonhos
Editora Record. É o meu preferido. Mas não por ser o caçula. Acho que acertei a mão criando a Berenice séria, doida, liberdade. Além de representar uma época (os anos 1960/1970), Berenice simboliza todos nós. Quem, um dia, não se viu dividido, sem entender direito quem era?

Todos os dias da semana

Todos os dias da semana
Editora Bertrand. Um conto para cada dia da semana. Meus preferidos são: Segunda-feira e os doces de dona Adália da Conceição. Quarta e o ciúme doentio de um comandante da aviação civil. Não é que o homem surta, imaginando a esposa nos braços do amante, justo na hora de pousar um grande jato, repleto de passageiros, no aeroporto de Buenos Aires? Também, a Torre de Controle não ajudou. Portenho sempre dá um jeito de implicar com brasileiro. Também gosto de Sexta-feira e as venturas e desventuras de Gertrudes Cascatinha. Tantas ela apronta, que acaba tendo um filho com Santo Antônio. Qualquer hora, estes contos viram filmes...

O português que nos pariu

O português que nos pariu
Editora Record. O jornal O Globo, Rio de Janeiro, considerou o meu "português..." um dos dez melhores livros do ano 2000. O livro é mesmo ótimo. Também existe a edição portuguesa, da Civilização, cidade do Porto. Em novembro de 2009, a Editora Record lançou uma edição revista, ampliada e com uma capa linda.

Livro do apocalipse segundo uma testemunha

Livro do apocalipse segundo uma testemunha
Editora Objetiva. AMO o meu apocalipse. Dei boas gargalhadas enquanto o escrevia. O livro é meio surreal, mas qual apocalipse não é?

O avesso do retrato

O avesso do retrato
Editora Record. Muita gente me telefonou de madrugada, após terminar a leitura, para comentar o fim inesperado deste romance. É surpreendente mesmo. Nem eu mesma sei como consigo escrever estas coisas.

Santa Sofia

Santa Sofia
A Editora Record vai reedita-lo. "Santa Sofia" é muito lindo. Adoro a Sofia. Fazendeira rica, feia, má, generosa, humana. Uma das minhas melhores personagens

Mil anos menos cinqüenta

Mil anos menos cinqüenta
Prova de capa da edição espanhola (Ediciones Siruela) de meu primeiro livro. "Mil anos..." foi lançado no Brasil em 1995, pela Editora Imago. Que pena, está esgotado...