
Reportagem do dia 3/12/2009 do Jornal O Globo
http://oglobo.globo.com/rio/bairros/#246284
Relatório aponta à prefeitura riscos de desabamento do Elevado do Joá
O doutor em engenharia de Transportes Fernando Mac Dowell oficializou o que vem alertando há um ano: parte do elevado do Joá (Viaduto dos Bandeirantes, nome oficial) pode vir abaixo a qualquer momento. Num relatório de 19 páginas, entregue à prefeitura em março, o especialista aponta o alto nível de desgaste de um dos pilares de sustentação do viaduto, rota obrigatória de aproximadamente cem mil veículos por dia.
Confira essa reportagem no GLOBO-Zona Sul desta quinta-feira. Se você é assinante, leia pelo Globo Digital.
Ao contrário do que diz a prefeitura, não há um monitoramento da estrutura, por isso não podemos prever se dela aguenta mais quatro meses ou quatro dias. É necessário fazer uma intervenção imediata, que seria simples e barata: uma obra de reforço, que não duraria mais de três meses, e o trânsito não precisaria ser interrompido - afirma Mac Dowell.
A Secretaria municipal de Obras havia informado, em meados de novembro, que iniciaria uma intervenção no elevado do Joá em março do ano que vem. A partir de um trabalho realizado em parceria com a Coppe, da UFRJ, a Coordenadoria Geral de Projetos (CGP) da pasta afastou o suposto risco iminente de desabamento.
Procurada novamente, desta vez a secretaria reconheceu que o pilar "sofreu desgaste causado pela ação das ondas, atingindo a camada de proteção, que já havia sido reparada”. Acrescenta que será construída uma barreira de concreto ao redor do pilar. Não informa, porém, quando o reparo será feito
Nenhum comentário:
Postar um comentário